|47|
3397 0779
CHAMADO
Faça Revisão em sua Moto!

Manutenção periódica: um bem necessário

Todo mundo sabe que prevenir é melhor que remediar, mas na prática nem sempre é assim que acontece. Muitas pessoas adiam a revisão da moto pensando no tempo que irá "perder" parando na oficina e, principalmente, no dinheiro que deverá gastar. É exatamente aí que se desencadeiam os problemas mais sérios e, junto com eles, os maiores prejuízos.

Ela é inevitável. Não há como fugir da boa e velha - ou nova - revisão. Independente do tempo de uso da sua moto, cedo ou tarde ela terá de se render a uma manutenção. Então, que seja preventiva! Para isso, o ideal é seguir as instruções do fabricante. Óbvio. Mas e quando a máquina já é antiga, e sabe-se lá aonde foi parar o tal do manual?

De acordo com Alessandro Santos, representante técnico do Departamento de Serviço ao Cliente da Yamaha, o próprio piloto pode fazer uma verificação visual, todos os dias, antes de sair com a motocicleta de casa. "Isso pode evitar contratempos desnecessários e até mesmo acidentes", afirma o especialista. "Verificar os pneus, o funcionamento dos faróis, das luzes de sinalização, se há algum raio solto ou quebrado, o nível do fluido de freio e óleo são algumas recomendações básicas", completa.

Na prática, detalhes fazem toda a diferença. Quando estão em dia, podem não apenas contribuir para o melhor desempenho da moto como salvar sua vida. No caso do pneu, por exemplo: com pressão baixa compromete a estabilidade, com pressão alta demais perde a eficiência da frenagem.

Outros itens de extrema importância são os faróis, as lanternas e os piscas. São eles os responsáveis por garantir não somente que você enxergue enquanto dirige, mas também que outros motoristas consigam perceber sua presença na pista, a intenção de mudar de faixa, etc.

"É claro que a revisão visual não exclui a necessidade confiança para realizar possíveis reparos, porém, esse tipo de cuidado do piloto pode, sem dúvida, evitar quebras repentinas", alerta Alessandro.

FALA, SEU OSÓRIO
Deu uma espiada na motoca e viu que o negócio é sério, né? Muita coisa para fazer, o jeito é levar para a revisão. Não tem grana? Ué, faz de graça!

Periodicamente, a ABRACICLO - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares - realiza o Moto Check Up, evento que oferece, gratuitamente, avaliação de 13 itens das motocicletas. O último aconteceu em Santos, litoral paulista, nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro deste ano. Para se informar sobre as próximas datas e locais, entre no site e programe-se:

Itens analisados no Moto Check Up:
Freio Traseiro
Relação
Freio Dianteiro
Caixa Direção
Suspensão Dianteira
Luz de Freio
Pneu Traseiro
Pneu Dianteiro
Suspensão Traseira
Lanterna
Sinaleira
Farol
Espelhos

Lembre-se!
30% dos acidentes com moto acontecem por falta de manutenção preventiva.